Um breve histórico dos fast-foods:
O hábito de fazer refeições fora de casa, embora não seja tão recente, fortaleceu-se ao longo do século XX, sobretudo ao ser assimilado entre várias camadas sociais, e passou a contribuir para uma difusão gastronômica sem precedentes. A alimentação doméstica, que representava a maioria dos eventos de consumo alimentar, começou a ceder lugar a práticas alimentares exercidas, com maior freqüência, para além dos limites da casa. Os restaurantes passaram então a constituir espaços privilegiados para a observação das mudanças no comer, orquestradas desde o século XVIII e acentuadas no século passado.A alimentação vem apresentando mudanças geradas pela introdução de novos produtos e de modelos de produção em larga escala, o que afeta o mercado de alimentos como um todo e possibilita o surgimento de estabelecimentos dedicados a fornecer refeições. Esses estabelecimentos são organizados sob várias matrizes: não só atendem aqueles que buscam distinção ou divertimento em seu tempo livre, mas também servem aqueles que não mais conseguem retornar as suas casas para fazer suas refeições durante o período de trabalho, fenômeno especialmente agudo nas grandes cidades. Desse modo, ocorre uma proliferação de cantinas, refeitórios, lanchonetes, quiosques etc, e sobretudo, um modelo de restaurante que atende uma nova perspectiva: servir refeições rápidas com preços acessíveis.
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Cantina italiana C que sabe em São Paulo - SP |
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Restaurante da rede Americana McDonald's em uma praça de alimentação de um shopping center no Rio de Janeiro - RJ |
Comer em restaurantes, no Brasil, já era um hábito relativamente estabelecido, conectado a transformações sociais mais gerais, paralelas áquelas observadas pelo mundo desde a década de 1950 e expressas no crescimento urbano, na expansão industrial e na incorporação da mão-de-obra feminina ao mercado de trabalho.
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Número cada vez mais crescente de mulheres no mercado de trabalho, especialmente em restaurantes. |
A partir da década de 1980, ocorreu um aumento na presença de shopping centers, que trouxeram consigo a semente do que, mais tarde, se tornaria um elemento distintivo e importante para esses centros comerciais: as praças de alimentação. Oferecendo uma concentração de restaurantes de comida rápida, as praças de alimentação ganharam extrema relevância, especialmente na década de 1990, pois passaram a ser tratadas como espaços capazes de atrair consumidores não só pela variedade de estabelecimentos ou pela comodidade e rapidez que oferecem, mas por permitirem conjugar, em um único shopping center, uma série de atividades, como compras, cinema e serviços, a uma atividade fundamental, o comer.
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Praça de alimentação do Aurora Shopping em Londrina - PR |
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Praça de alimentação do shopping Itaquera em São Paulo - SP |
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